quarta-feira, 23 de julho de 2014

Capim Limão e seus benefícios


Capim-Limão, Capim-Santo, Capim-Cidreira, Erva-Principe, cada região conhece por um nome, mas seus benefício para o organismo são inúmeros, além do sabor delicioso, e um aroma cítrico que lembra o limão.

Confesso que nunca fui muito fã de chá, mas como eu vivo tentando fazer dieta, fiz um grande esforço para tomar alguns chás que foram indicados e este foi um que me apaixonei.

O capim-limão é uma planta medicinal, com odor semelhante ao limão quando suas folhas são cortadas e que pode ser utilizada no tratamento de diversas doenças. 

Seu nome científico é Cymbopogon citratus , e ele é uma grama que cresce em moitas nativa da Índia, país em que utiliza a planta na medicina ayurveda como medicamento ou condimento alimentar. No Brasil a planta se adaptou bem ao clima e é facilmente achada em campos e beiras de estrada.



Para que serve?

A erva serve para auxiliar a digestão e é muito utilizado para curar problemas no estômago, além de tratar inchaços, depressão, agitação, insônia, infecções da pele, dor muscular, tosse, asma, catarro, dor de cabeça, febre, transpiração, pé-de-atleta, convulsões, diarreia, doenças do fígado, reumatismo, rins, stress, tensão muscular e pele oleosa.

Propriedades 

Ele possui propriedades calmantes e antidepressivas, o que ajuda em casos de ansiedade. Além disso, tem ação diurética, que ajuda a desinchar, é analgésico, bactericida, expectorante, estimula a circulação e protege o fígado. Por conter óleo essencial de citronela é, também, um excelente repelente de insetos.

Benefícios do Chá de Capim Limão

Auxilia no tratamento de insônia e problemas de ansiedade, combate à febre, cólicas estomacais, intestinais e menstruais. 
O chá também pode ser usado em dietas de emagrecimento, isso devido a planta possuir função desintoxicante, nesse caso, pode-se incrementar à receita o uso do limão. Importante lembrar que por se tratar de dieta, a reeducação alimentar e a prática de atividades físicas é fundamental para um resultado mais eficaz.

Como fazer 

  • Chá - Colocar 1 colher (chá) das folhas picadas de capim-limão numa xícara e cobrir com água fervente. Tapar, esperar amornar, coar muito bem e beber a seguir. Tomar de 3 a 4 xícaras por dia;
  • Suco de capim-limão - pode ser uma alternativa para dias quentes ou para pessoas que não gostam de chá. A receita leva limão e hortelã, ingredientes que contém alta taxa de substâncias antioxidantes. Para fazer o suco calmante bata no liquidificador 6 colheres de sopa de capim-limão, suco de 2 limões e 5 folhas de hortelã com 500 ml de água. Adoce a gosto. 
Ele é facilmente encontrado em lojas de produtos naturais e feiras livres, e é super baratinho, custa de R$ 2,50 a R$ 5,00 dependendo da quantidade da embalagem e da região.

Com tantos benefícios, fica até difícil torcer o nariz para essa erva né?
 
Alguém aí gosta, usa ou já usou o Capim-limão para tratar algo?

48 comentários:

  1. Adooooooroooo chá de capim limão! Tomo sempre, sem "motivo" sabe? Geralmente a noite, no inverno antes de ir deitar pra dar aquela aquecida!
    Adoro mesmo !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joo, tô num vício só com esse chá... rs tomo todo dia a noite tbm. Bjs!

      Excluir
  2. gostei mt do post! agora no friozinho gosto demais de chá de capim limão

    www.tofucolorido.blogspot.com
    insta: liviaalli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Lívia. Nesse friozinho é uma ótima pedida...;)

      Excluir
  3. Sempre usei esse chá pra cólica menstrual. É um santo remédio! Para a pele eu não sabia que era bom. Tem alguma receita pra passar na pele ou só tomando o chá mesmo?
    Bjs
    Kika
    http://www.blogtodavaidosa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kika, pelo que pesquisei é fazer a mesma infusão do chá, deixar esfriar e passar com um algodão. É recomendado usar a noite, antes de dormir e de manhã lavar em água abundante, pois se sair no sol, pode ocasionar queimadura como o limão, então tem que ter um cuidado. Bjs!

      Excluir
  4. Bom dia..nao gosto muito de cha...mais ate que esse eu tomo...
    hahahahha ..beijosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kathya, tbm não sou muito fã, mas esse e o de hortelã eu adoro.

      Excluir
  5. Eu amo chás e esse é um dos meus preferidos, me ajuda muito quando estou com estômago pesado sabe. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é ótimooo pro estômago, pra mim tbm é tiro e queda.

      Excluir
  6. Já gostava de Capim-limão, depois de conhecer todos esses beneficios então! É o que não vai faltar na minha dieta!
    http://devaneiosadocicados.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Eu sabia que ele era detox mesmo. E o gosto não é ruim....
    Beijos!

    Blog Sobre Makes e Balanças

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é mesmo não May. Pode incluir na dieta com gosto. Bjs!

      Excluir
  8. Gostei muito da postagem, rica em informações =]
    http://toobege.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Mari! Fico feliz que tenha gostado. Bjs!

      Excluir
  9. Não há quem me faça gostar de chá e de nenhum sabor, mas seu post esta rico em informações.

    bjs
    Bárbara - babu
    www.beautybybabu.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Bárbara, fico feliz que tenha gostado. Bjs!

      Excluir
  10. Adoro esse chá. Tomo sempre que tenho em casa, agora no frio, antes de dormir é tudo de bom! Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi amada, eu amo chás, sou viciada, tomo muito todo dia, adoro os de boldo e de camomila, adorei o post amada, beijinhos.

    http://www.atitudedabeleza.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu Viciei nessebde capim limão, o de boldo não curto muito não... rs bjs!

      Excluir
  12. Acho que nunca usei capim limão... mas não gosto muito de chá também.

    Bjs.
    www.feufolandia.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca fui muito chegada a chá tbm não, mas esse eu gostei.

      Excluir
  13. eu amo chá de capim limão! Na verdade eu amo qualquer chá (menos aqueles que são fortes e amrgos como boldo) hahahaha

    www.umbigosemfundo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkk...concordo! Tbm não suporto boldo..rs

      Excluir
  14. Esse chá é uma delicia amei.
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal de youtube: http://www.youtube.com/NekitaReis

    ResponderExcluir
  15. adorei o blog, estou seguindo aqui

    Se ainda não segue o blog siga ? http://delineandocomamandy.wordpress.com/
    Por favor se inscreva no meu canal do Youtube -> https://www.youtube.com/user/delineandocomaMandy/videos
    seria um prazer, te ter lá cmg <3

    ResponderExcluir
  16. Adoro capim-limão! Faço chá e tb coloco em alguns sucos, com melancia fica maravilhoso!!!
    XoXo
    Mah
    http://mah-in-wonderland.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Que bom saber que o capim limão proporciona todos esses benefícios! Eu adoro capim limão!
    Beijos!
    Blog Terapia Feminina
    Fã page do Terapia Feminina

    ResponderExcluir
  18. Odeio todo tipo de chá... Esse me pareceu bem interessante.
    Vou procurar por aqui para experimentar.
    Beijos, http://femininetaste.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Experimenta sim, tbm nunca fui fã de chá mas esse abre a excessão... rs

      Excluir
  19. Adoro chás, mas confesso que prefiro os gelados...
    Muito bom saber que esse proporciona tantos benefícios, adorei!
    Beijos

    http://outrocapricho.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já eu não sou muito fã dos gelados... Sei lá, acho que ele quentinho o sabor fica melhor...rs

      Excluir
  20. Oi Isa,
    Pode até ser bom, mas como chá eu não consigo
    DE JEITO NENHUM gostar, odeio chás! haha.

    Um beijo, Blog Marcella Beato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkk... tenta na forma de suco, de repente o sabor te agrada mais. Bjs!

      Excluir
  21. Tirando chá de boldo (ecat) e aqueles muito amargos, eu amo chás... E capim limão é perfeito.
    bjk

    Wiccas
    www.loucasemaquiadas.com.br

    ResponderExcluir
  22. só conhecia como cidreira hehehe, adoro esse chá, e não sabia de tantos beneficios que ele tem.
    adorei :)
    beijos
    www.unhasdavivii.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. ADORO capim limão. ADOREI saber!
    faço um suco com abacaxi, maracujá e capim limão. Fica delicia!!!

    bjos

    ResponderExcluir
  24. Quase não tomo chá, mas esse vou incluir aqui na lista do que tomar, principalmente por conta dos problemas de estomago :)

    ResponderExcluir

Obrigada por me visitar. Seu comentário é muito bem vindo. Bjs!