sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Diferença entre Hidratação, Nutrição e Reconstrução

Hoje temos uma infinidade de tratamentos e cremes para os cabelos, mas você sabe mesmo qual a diferença entre eles? Muitas pessoas acham que hidratação, nutrição e reconstrução é a mesma coisa, quando na verdade todos são importantes, mas possuem funções diferentes. No post de hoje vou explicar um pouquinho de cada um.


 Hidratação  

 

O nome já diz tudo, a função é hidratar, repor água e a umidade dos fios. Em decorrência de processos mecânicos (escova, chapinha, etc), da exposição solar, do vento, das mudanças climáticas, dos banhos de mar, dos banhos de piscina e muitas outras coisas os cabelos acabam perdendo água e ficando com aquele aspecto ressecado e sem brilho, se suas madeixas estão assim, você precisa hidratar mais.

Mas como saber se a máscara que tenho é para hidratação? Simples, basta verificar se ela contém os seguintes ingredientes:

  • Extratos vegetais, de plantas ou frutas;
  • Pantenol;
  • Glicerina;
  • Babosa;
  • Silicones;
  • Mel, Açúcares.
As baratinhas encontradas em farmácias cumprem super bem essa função.

Nutrição

 

A nutrição ou umectação repões os lipídios (gordura, oleosidade), indicado para quando o cabelo está com frizz, volumoso, desalinhado ou poroso, pois é ela que traz brilho, confere força, vitalidade e acaba com aquelas terríveis pontas duplas, mas atenção, nada de usar máscara de nutrição todos os dias, para acabar com a ponta dupla, (rs) o ideal é fazer de 1 a 2 vezes por semana, dependendo do estado do fio.

Componentes das máscaras nutritivas:

  • Óleos Vegetais (Óleo de Argan, Macadâmia, Amêndoas, Coco, Linhaça) ;
  • Manteigas Vegetais (Karité, Cupuaçu, Cacau, Abacate);
  • Tutano;
  • Ceramidas.
 

Reconstrução

 

A reconstrução capilar serve para repor massa e queratina, reconstruindo a fibra capilar repondo proteínas e aminoácidos. Se o seu  cabelo  está fino, frágil, quebradiço e “elástico” está precisando de reconstrução. Mas muita calma nessa hora, a reconstrução é indicada para fazer 1x ao mês, no máximo 2x e sempre deve ser feita uma hidratação simples, uma nutrição e depois a reconstrução, nessa ordem.

As máscaras de reconstrução possuem a seguinte composição:

  • Queratina;
  • Creatina;
  • Arginina,
  • Cisteína;
  • Colágeno;
  • Proteína hidrolisada do trigo, milho, etc;
  • Aminoácidos.


Por hoje é só meninas, espero que tenham gostado.

Bjs!

 


32 comentários:

  1. Adoro esse tipo de post que nos tira essas dúvidas. Eu realmente confundia muito hidratação com nutrição e restauração. haha
    Beijo querida!
    www.sweetbleeding.com

    ResponderExcluir
  2. Isso eu sei mas antes não sabia muito bem e hoje tenho uma tabelinha rs

    esse post vai ajudar as iniciantes :)
    Beijos

    www.todaonca.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem por aí Carol, a idéia é ajudar quem não cohece ainda...;)

      Bjs!

      Excluir
  3. ótimas dicas
    As vezes me passo nessas informações
    Bjus
    http://segredosdaluma.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Achei super interessante esse post, parabéns, vc consegui abordar assuntos que poucas pessoas costumam comentar, serviu para tirar varias duvidas parabéns <3

    ResponderExcluir
  5. Que dicas boas.. eu costumo fazer o Cronograma capilar então vou alternando minhas máscaras de H,N e R.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Cronograma é ótimo, faço tbm, melhorou muito meu cabelo. Bjs!

      Excluir
  6. Ótimas dicas. Eu não sabia que nutrição era diferente de hidratação.

    ResponderExcluir
  7. Oi, bom post, sempre bom esclarecer algumas duvidas hehe

    www.quaseinvisivel.com

    ResponderExcluir
  8. Muita gente confunde e por isso acaba comprando produto inadequado a necessidade daquele momento, e acumulando em casa...
    Ótimas dicas! Parabéns, linda.
    bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Adriana, o intuito foiu explicar mesmo, para que comprem os produtos certos...;)

      Bjs!

      Excluir
  9. Desde quando resolvi voltar aos cachos me veio a tona esses assuntos e fui pesquisar e entendi a importância de cada um e sigo o cronograma, já percebi que meu cabelo mudou bastante. É muito bom esses posts que te ajuda a entender as coisa haha parabéns beijos!
    https://julieeanne.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm pesquisei bastante para entender como funciona, meu cabelo é loiro, descolorido, então já viu como fica né?rs Sigo sempre o cronograma tbm.

      Excluir
  10. Eu não tinha noção de nada, tenho aprendido muito com posts como o seu, parabéns!

    Beijos
    www.mariaulhoa.com

    ResponderExcluir
  11. sempre tive essa duvida
    amei saber sobre
    cada uma

    Linda Noite
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  12. Acredita que to fazendo uma reconstrução no meu cabelo e nem sabia a diferença? Amei as dicas e o post foi super esclarecedor! Muito bom, de verdade. Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Renata, fico feliz em ter ajudado. Bjs!

      Excluir
  13. Muito interessante seu post! Gostei muito me esclareceu bastante sobre o assunto!! Vou fazer uma nutricao e reconstrução nos meus cabelos :) urgente!!
    Linda semana
    Bjos
    www.divaemaquiada.com. br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Franci, fico feliz que tenha gostado! Ótima semana para vc tbm! Bjs!

      Excluir
  14. Adorei a resenha. Super útil para quem faz cronograma capilar.
    Eu era uma que não sabia as diferenças. =)

    Beijinhos,
    www.julianefreire.com.br

    ResponderExcluir
  15. Ola que lindo amei o post amei o blog , não da vontade nem de sair daqui ahaha ! parabéns, te espero no meu blog agora em deixa um comentário para eu te ver ! alias to seguindo para fica ligadinha com o seu trabalho!!!

    http://politcamenteincorreta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ju! Pode deixar que vou retribuir a visitinha ;)
      Bjs!

      Excluir

Obrigada por me visitar. Seu comentário é muito bem vindo. Bjs!